EXAME DE TROCA DE FUNÇÃO

Exame Ocupacional

Mudança de função ou cargo é toda alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique na exposição do empregado a risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudança.

O que contém:

O exame de troca de função é realizado a partir de uma avaliação médica ocupacional, que consiste em:

  • Anamnese ocupacional: histórico de todas as empresas onde o candidato laborou, detalhando o tipo de atividade exercida, a empresa onde trabalhou, o período entre a admissão e demissão, a exposição a riscos ocupacionais, e a ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
  • Anamnese clínica: pesquisa de doenças passadas e/ou presentes, cirurgias, acidentes, internações, alergias e uso de medicação.
  • Exame físico: avaliação do estado geral, hidratação corporal, palidez, lucidez, orientação, coerência, freqüência e funcionalidade cardíaca e respiratória, tensão arterial, desvios vertebrais, higidez de membros superiores e inferiores, visão, audição, entre outros.
  • Análise de exames complementares: de acordo com a função e situação, o trabalhador pode ser submetido à realização de exames como de audiometria, acuidade visual, radiografia, ECG e EEG, laboratoriais, espirometria, que posteriormente serão avaliados.
  • Emissão de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Nesta etapa, é atestado se o profissional está apto ou não a exercer a função na qual está sendo trocado.

 

O exame de troca de função é obrigatório antes da mudança de função ou cargo.

 

SOLICITE ORÇAMENTOSAIBA MAIS