PCMSO
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

O que é?

 PCMSO é um programa ocupacional que tem objetivo preventivo ao trabalhador. As bases para a elaboração do PCMSO são as informações contidas no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que identificou, por estabelecimento e para cada função, os riscos químicos, físicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho.

 

O que contém?

O PCMSO exige a realização de exames clínicos para os funcionários da empresa, avaliando assim sua condição física para a realização de sua atividade profissional. Além da realização dos exames médicos ocupacionais previstos na legislação, e dos exames complementares indicados por função, este Programa contempla dicas e orientações de caráter preventivo, e o planejamento de ações de saúde aos funcionários.

 

PREVENÇÃO DAS DOENÇAS PESSOAIS

Todos os funcionários, no momento da realização dos exames médicos ocupacionais, são orientados a realizarem atividade física regular e exames laboratoriais e por imagem preventivos, conforme a faixa etária. Funcionários acima do peso ideal são encaminhados para avaliação nutricional, hipertensos para acompanhamento cardiológico, e aqueles com problemas osteomusculares, não relacionados ao trabalho, para acompanhamento traumatológico, assim por diante.

 

Qual a obrigatoriedade?

É obrigatório para qualquer tipo de empresa, devendo ser atualizado anualmente.

 

 

 

Propostas:

  • Propor ações primárias e secundárias de caráter educativo, de sensibilização e de conscientização;
  • Incentivar ações de promoção de saúde coletiva e individual;
  • Propiciar melhor identificação e controle dos riscos no meio ambiente do trabalho;
  • Estimular a prática da “cultura prevencionista” aos funcionários;
  • Valorizar as atividades preventivas;
  • Incentivar a prática de exercícios físicos;
  • Incentivar os cuidados com uma alimentação mais saudável;
SOLICITE ORÇAMENTOSAIBA MAIS