PCA

Programa de Conservação Auditiva

O que é?

PCA – Programa de Conservação Auditiva trata-se de um programa ocupacional com objetivo de previnir danos à audição de trabalhadores que ficam expostos a riscos acima do limite de tolerância previstos na legislação no aparelho auditivo em seus setores, ou procurar estabilizar as condições de perda já existentes na audição.

 

O que contém?

São realizadas análises do ambiente a partir do PPRA, e controle da audição dos trabalhadores com audiometrias geradas por fonoaudiólogo. Também são sugeridos os usos de EPC’s e EPI’s (Equipamentos de Proteção) adequados, e medidas que possam ser tomadas para a diminuição dos riscos, como rodízio de funionários em determinado local exposto à intensidade sonora.

 

Qual a obrigatoriedade?

É obrigatório para qualquer empresa que possua setor de risco acima do limite de tolerância previsto ao aparelho auditivo de seus trabalhadores.

 

 

Validade

Deve ser realizado anualmente, porém deve obter atualização caso haja alguma mudança relacionada ao setor ou ao trabalhador, como mudança de função ou aquisição de aparelhos/máquinas novas.