PPR

Programa de Proteção Respiratória

O que é?

É um programa que visa avaliar o ambiente de trabalho quanto aos riscos acima do limite permitido pela legislação a trabalhadores que possuem contato com materiais que possam prejudicar o sistema respiratório.

 

O que contém?

Possui treinamentos para esses profissionais, para que, no momento do manuseamento de materiais de risco, por exemplo, possuam maior segurança. Treinamentos, também, quanto aos processos para realizar ensaio de vedação, orientação quanto à higiene, limpeza, manutenção, guarda e descarte de respiradores.

 

Qual a obrigatoriedade?

É obrigatório para qualquer empresa que possua setor de risco acima do limite permitido pela legislação ao sistema respiratório.

 

 

Validade

Deve ser realizado anualmente ou em casos de mudança de função ou alterações no ambiente que necessitem alteração do programa.

 

Atenção:

Um dos objetivos do PPR – Programa de Proteção Respiratória é proporcionar prevensão, às empresas, dos riscos ao sistema respiratório com utilização adequada dos EPC’s ou EPI’s (Equipamentos de Proteção) e treinamentos para que os funcionários possuam conhecimento e agilidade nas ações em momentos de necessidade.